Check-list 15 anos (Debutante)


Planejamento de gastos e escolha dos serviços:

É importante pensar em um pré-orçamento com bastante antecedência, para poder mensurar o quanto será necessário e também fazer os cortes, caso fiquei pesado demais para o orçamento familiar. Comece pesquisando os preços dos locais de preferência, pois é preciso também pensar nas reservas. Se ficar tudo pra última hora, você pode se ver em maus lençóis não encontrando o local ideal ou tendo que pagar um preço muito mais caro. Importante: alguns salões tem valores de aluguel bem acessíveis, mas o locador se vê obrigado a contratar o bufê do próprio local. Certifique-se de que o escolhido tem serviço de segurança. Caso não tenha, isso deve entrar na sua lista.

Pesquise também os outros serviços necessários. Você pode querer organizar você mesmo ou pode contratar um profissional para tanto. A organização pessoal pode ser mais barata, mas exige um bom tempo de sua vida para isso e muita, mas muita paciência. Decoraçãomestre de cerimôniasconvites, bebidas, comida, fotógrafo, tudo isso há de ser visto com calma para que nada dê errado no grande dia. O quanto antes esses detalhes forem decididos, mais tempo você terá para pensar no resto (que não é pouco). Comece a pagar tudo com antecedência, evitando dívidas para depois da festa. Sugestão: faça uma planilha com tudo, fornecedores, valores, telefones, tudo. Assim fica mais fácil fazer comparações e contas. 
 
Na contratação de fotógrafos e de gravação de vídeos, faça uma boa pesquisa sobre o trabalho do contratado, afinal, essas imagens ficarão com você para sempre como lembrança. Em seguida faça um orçamento de tudo o que você gostaria que o fotógrafo ou a empresa de filmagem fizesse: book, foto-presença, clipe.
Outro item super importante é a música da festa. É preciso decidir se você vai querer DJ, banda, se vai precisar alugar equipamento ou se a banda ou DJ levam sua própria aparelhagem. E não esqueça de decidir as músicas para cada momento da cerimônia. E se você quiser, pode comprar aquele itens superdivertidos como perucas, óculos e plumas para todo mundo descontrair na hora em que a pista de dança estiver cheia. Pra deixar a festa ainda mais animada, dá pra chamar dançarinos ou malabaristas, homens que cospem fogo, ou que carregam a aniversariante para uma entrada triunfal.

Comece também a pesquisar referências para a decoração da festa, cores, tema. Se você mesma vai fazer a decoração, faça uma boa pesquisa em sites na internet, eles ajudam a ter ideias bacanas que podem ser adaptadas ao seu gosto e orçamento. Defina a decoração com o profissional contratado, se for o caso, os aluguéis de toalhas e capas de cadeiras, as flores e as decorações de mesas. Para os presentes, não é costume fazer lista, mas se você quiser, pode fazer uma listinha no Orkut para seus amigos terem ideias. 
 
Aproximadamente dois meses antes da festa, faça um ensaio da cerimônia. Organize a ordem das coisas, entrada, valsa, parabéns, cumprimentos dos convidados. A valsa também deve ser ensaiada, seja com familiares ou amigos, além do bolo-vivo, se você optou por fazer um. Há quem contrate cadetes e/ou famosos para este momento, e eles também devem ser convidados e confirmados com bastante antecedência. 

Para ter certeza de que tudo está nos conformes, ligue para todos os fornecedores mais ou menos uma semana antes, para confirmar a entrega para o dia da festa.
  
A escolha do local
 
O local onde será realizada a festa deve ser escolhido com todo cuidado. O primeiro passo para não errar é ter uma noção real do número de convidados da festa. Assim você poderá optar pelo lugar mais apropriado para comportar seus amigos e familiares. Dependendo do número de pessoas, a festa pode ser realizada em sua residência, no salão de festas do condomínio, em um clubecasa de festas e até em uma danceteria. Há ainda a possibilidade de um evento menos formal, que pode acontecer em umsítio, fazenda ou sedes campestres. O importante é que o lugar escolhido seja confortável para todos e prático na questão da logística. 

A lista de convidados
 
Faça uma primeira lista, com todo mundo que vier à cabeça. Depois disso, você pode mostrar a alguém, pais, melhor amiga, uma pessoa para ajudar a lembrar de alguém que se sentirá ofendidíssimo por não ser convidado. Depois, você precisa comparar essa lista ao seu orçamento e ver se eles são compatíveis. Se não forem, é hora de começar a cortar. Os critérios podem ser os mais variados, mas precisam ter um "norte". Outro ponto importante é decidir como será a entrega dos convites. Se for pelo correio, será necessário um trabalho de pesquisa para descobrir os endereços corretos de todos. Lembre-se também que não é só você que precisa de tempo para se preparar, os convidados também terão que providenciar roupas, presentes, etc. O ideal é que o convite esteja em mãos pelo menos um mês antes de um evento formal e 15 dias antes se for mais despojado.
 
O convite 
O convite tem como função não só avisar as pessoas do acontecimento. Ele também informa o estilo e a proporção da festa. Se a festa for informal, o convite deve seguir essa linha. Se o evento for mais formal, o convite deve deixar isso claro, e indicar o tipo de traje apropriado para homens e mulheres. No rodapé do convite deve haver a menção RSVP (Répondez s´il vous plaît), ou a menção da sigla RFP (request for proposal), ou ainda o nome da pessoa com quem se pode fazer a confirmação. Todas essas opções devem ser seguidas de um número de telefone ou e-mail e do prazo para confirmação. Não esqueça da pedir uma prova dos convites e faça a encomenda no mínimo três meses antes da data da festa. Você também pode mandar fazer cartõezinhos para agradecer os presentes aos convidados, que serão entregues junto com a lembrancinha da festa.
 
O cardápio
 
Boa comida é sucesso garantido em uma festa desse tipo. Então, a degustação dos bufês pré-selecionados é importantíssima. Para a escolha, é bom lembrar que os convidados são, na maioria, jovens com idade próxima a da debutante, o que quer dizer que talvez, pratos muito elaborados são sejam o que mais agrada a esse público. No caso de optar por janta, o cardápio deve ser aprovado por toda a família e pode ser servido à mesa ou à americana. Para tudo estar perfeito, contrate um bom serviço de garçons. O serviço do bufê pode ter tudo incluído (comida, sobremesa, garçons, decoração das mesas) ou você pode contratar cada serviço separado, dependendo do seu orçamento e do tipo de serviço que cada um oferece. Para uma refeição mais econômica e informal, você pode optar por algo como uma mesa de frios estilo italiana,salgadinhos, docinhos e até alguns pratos salgados servidos individualmente por garçons para os convidados em pé mesmo. 

Um dos momentos ápice da festa será o do bolo, então, ele também precisa ser escolhido. Sabor, formato, tamanho, decoração, quem fará. Tudo isso precisa ser acertado e encomendado.
No caso das bebidas, você tem várias opções. Pode comprar bebida do próprio local da festa, se este oferecer essa opção. Se você quiser economizar, pode comprar direto de um distribuidorou até mesmo pegar em consignação. Na hora de servir você pode contratar barmens, "supertrends" hoje em dia. 
Para o finzinho da noite, que tal uma mesinha com docinhos, café e chá para dar aquela reanimada depois de tanta comida e bebida?

O traje

O(s) vestido(s) precisa(m)  ser escolhido(s) com muito cuidado. Você precisa pensar no modelo que fica melhor para seu biotipo. Se você tiver dúvidas, pode contratar um estilista. Veja também quem será a costureira que irá confeccioná-lo, alguém que perceba seu estilo e sua intenção ao usar o vestido, enfim, alguém em quem você confie para deixá-la indiscutivelmente linda. Há ainda a opção de alugar um vestido já pronto ou escolher um modelo feito especialmente para você, sob medida, e ser a primeira a alugá-lo. Este serviço é oferecido pela maioria das empresas de aluguel de roupas. Não esqueça de comprar os acessórios (sapato, meia, luvasjoias, acessórios de cabeça), eles darão o toque final.

Lembre-se de marcar cabelereiro, maquiagem, limpeza de pele (até duas semana antes do evento, depois disso, corre-se o risco de ficar com marcas). Para cabelos e maquiagem, faça uma prova antes, pois no dia, você vai ficar histérica se não gostar do que o profissional escolheu. Dica: depois do vestido escolhido, cuide para não engordar nem emagrecer. Se quiser fazer dieta, faça antes das últimas provas do vestido, para que os ajustes possam ser feitos em tempo hábil.
Não esqueça quem mais estiver recepcionando os convidados com você que os trajes deles devem estar alinhados com o seu, não podem aparecer mais, mas também não podem destoar.
Dicas e truques
Leve meia extra, para o caso de a sua rasgar, sapato extra, caso o escolhido machuque, maquiagem para repor se necessário. Além dessas coisas que você pode levar para si, ainda pode fazer um mimo para os convidados, colocando cestinhas nos banheiros com band-aid, lenços umedecidos, absorventes, essas coisas.
A festaAproveite muito o momento, pois ele passa rápido, como as coisas boas da vida.

Por favor, compartilhe!

  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

Nenhum comentário :

Deixe uma resposta

Scroll to top